Na prática: Planejamento de Vendas para 2021 • Trato | Marketing e Consultoria
Na prática: Planejamento de Vendas para 2021Na prática: Planejamento de Vendas para 2021Na prática: Planejamento de Vendas para 2021Na prática: Planejamento de Vendas para 2021
  • Home
  • Marketing Digital
  • Consultoria de Vendas
  • Blog de Marketing
  • A Trato
  • Contato
✕
LGPD – Lei Geral de Proteção de Dados
10 de outubro de 2020
06 dicas para aumentar as vendas
12 de janeiro de 2021

Na prática: Planejamento de Vendas para 2021

4 de janeiro de 2021

Female manager sticking blank paper notes on flipchart. Closeup of human hand in pale shirt. Planning concept

O ano já começou e, se você ainda não tem um planejamento de vendas, corre que dá tempo!
Com o planejamento de vendas, é possível orientar cada setor da empresa de forma estratégica por todas as etapas de venda e, assim, atingir suas metas de forma mais consciente e assertiva.


Na prática, fazer um planejamento de vendas deve começar por um diagnóstico do último ano da empresa. Observe quais foram as ações, investimentos, eventos ou mudanças que influenciaram suas vendas no ano passado.


Apure os números da empresa e realize um comparativo dessas métricas com as do ano anterior (você pode dividir o período em trimestres ou semestres para um acompanhamento mais detalhado). Para um planejamento de vendas consistente, leve em consideração métricas como:

  • Leads gerados;
  • Oportunidades trabalhadas em vendas;
  • Novos clientes;- Valor total vendido no ano;
  • Taxa de conversão.


Com esse panorama em mãos, é possível partir para a elaboração do seu planejamento e vendas de 2021!


O primeiro ponto é a definição dos objetivos. Tenha em mente que será preciso definir uma estratégia comercial e uma previsão de vendas como objetivo macro; e estratégias menores, para o dia a dia, que serão os objetivos micro.


Normalmente, a maior parte dos planejamentos de vendas tem como objetivo final aumentar as vendas e gerar mais receita. Contudo, este é um objetivo genérico que não vai dizer, sozinho, os passos necessários para alcançá-lo. Por isso, seu objetivo principal deve ser mais preciso que isso.


O objetivo macro do seu planejamento de vendas deve estar relacionado à interpretação do seu diagnóstico do ano anterior. Quais foram os gargalos no processo de vendas que você precisa superar? Você precisa de novos leads ou melhorar a conversão de leads em oportunidades ou de oportunidades em clientes?


Definindo seu objetivo macro, devemos desdobrá-lo em várias pequenas ações que vão ajudar a atingi-lo. Estas serão, justamente, seus objetivos micro.
Pense em cada um deles como um degrau em direção à sua meta.

Entre eles podem constar objetivos como:

  • Treinar o time comercial;
  • Investir em novas rotinas de gestão;
  • Reformar o escritório para acomodar melhor a operação;
  • Organizar o processo comercial com um CRM;
  • Diversificar os canais de aquisição de clientes;
  • Melhorar a percepção da marca pelo público etc.


Seu planejamento de vendas deve detalhar, para cada objetivo micro, quais serão os recursos necessários para realizá-lo, como dinheiro, pessoas, tempo, ferramentas, mudanças de processos, acesso a dados.

Isso também vai lhe mostrar quais investimentos serão necessários para implementar ou manter em funcionamento cada um deles, como investimentos em capacitação, treinamentos, contratações, entre outros.


Para que seja possível acompanhar seu planejamento de vendas, é preciso mensurar os resultados de cada objetivo. Defina os indicadores de performance (KPIs) que melhor se adaptam a cada objetivo e a periodicidade da mensuração. Entre eles, alguns possíveis indicadores são:

  • Ticket médio;
  • Ticket médio das oportunidades do funil;
  • Duração do ciclo de vendas;
  • Taxa de conversão.

E, por fim, ao elaborar seu planejamento de vendas, tenha em mente as características do cenário comercial em que sua empresa vai atuar ao longo deste ano, muitas delas impulsionadas pelas transformações ocorridas no ano anterior, como: a transformação digital, aumento das vendas online, personalização e humanização do atendimento ao cliente, entre outras.


E aí? Preparado para desenvolver seu planejamento de vendas de 2021?

Conheça a Trato, a única Agência de Marketing Digital em Belém com Alma de Vendas

Gostou? Compartilhe este conteúdo e ajude-nos a produzir mais.
0

Artigos Relacionados

30 de maio de 2022

Metodologia BANT Sales: o que é e como aplicar no seu time de vendas?


Leia mais
22 de março de 2022

O PL 2630 pode prejudicar empresas de todos os tamanhos e reduzir sua capacidade de promover seus produtos e serviços on-line.


Leia mais
27 de maio de 2021

Quer ver sua empresa crescer?


Leia mais

Blog da Trato

Assine para receber conteúdos de graça!

Nosso objetivo é levar conteúdo, na prática, sobre Marketing Digital e Vendas. Iremos abordar, de maneira objetiva e clara, técnicas e conceitos que aplicamos para nossos clientes, e que geram resultados na construção de suas marcas na internet.


BAIXE GRÁTIS

[E-book] Guia de Mídia Paga para Inbound Marketing

Baixe o Guia de Mídia Paga para Inbound Marketing e tenha o guia completo com passo a passo para impulsionar suas campanhas e chegar aos futuros Leads de forma mais rápida.

capa-e-book-midia-paga

Baixe Grátis

Leia Mais

  • 0
    Metodologia BANT Sales: o que é e como aplicar no seu time de vendas?
    30 de maio de 2022
  • 0
    O PL 2630 pode prejudicar empresas de todos os tamanhos e reduzir sua capacidade de promover seus produtos e serviços on-line.
    22 de março de 2022
  • 0
    Quer ver sua empresa crescer?
    27 de maio de 2021
  • 0
    Funil de vendas: o segredo para você qualificar melhor seus clientes.
    20 de maio de 2021
  • 0
    Spin Selling: Não perca mais vendas!
    2 de março de 2021
  • 0
    A importância do CRM para o seu negócio
    19 de fevereiro de 2021

Quer começar a gerar resultados hoje?

Oi, somos a Trato!

Uma Agência de Marketing Digital localizada em Belém, especializada em atender Micro e Pequenas Empresas. Trabalhamos com estratégias de marketing focadas na geração e análise de resultados. Acreditamos que cada empresa precisa ter estratégias específicas de acordo com suas necessidades.

Últimas do Blog da Trato

  • Metodologia BANT Sales: o que é e como aplicar no seu time de vendas? 30 de maio de 2022
  • O PL 2630 pode prejudicar empresas de todos os tamanhos e reduzir sua capacidade de promover seus produtos e serviços on-line. 22 de março de 2022

Páginas do Site

  • A Trato
  • Agência de Marketing Digital
  • Agência de Marketing e Vendas
  • Blog de Marketing da Trato
  • Consultoria Especializada de Vendas
  • Contato
  • Política de Cookies

© 2016 - 2022 | Trato Marketing e Comunicação.

Endereço Belém: Parque Office, Torre Sul, Av. Augusto Montenegro, 4300
Sala 602 S - Parque Verde, Belém - PA, 66635-110
Contatos: 91 98528-9080 | [email protected]