Um dos principais sinais de que seu negócio está precisando de uma boa ferramenta de gestão de vendas é o fato de que você já consegue atrair a atenção do público e tem uma boa quantidade de leads na base do funil, mas na hora de fechar negócio, de convertê-los em clientes, isso simplesmente não acontece.
Na maioria dos casos, isso indica que há uma disfunção em alguma parte do processo, seja na gestão de tarefas, de funil, de oportunidades, de pessoas ou de dados.
Felizmente, adotar uma ferramenta de Gestão de Relacionamento com o Cliente, ou Customer Relationship Management (CRM), é uma solução que traz resultados bastante positivos para o seu problema de vendas.
Com um CRM, você terá um controle mais preciso dos seus dados em cada etapa do processo de vendas, o que vai ajudar a tomar decisões mais conscientes para melhorar sua conversão de leads em clientes. Confira algumas razões para adotar um CRM o quanto antes:
1. Evolução do ticket médio
Um dos principais dados que uma ferramenta de gestão de vendas como o CRM pode lhe oferecer é a evolução do ticket médio.
O ticket médio é o valor médio das vendas em um determinado período e serve para visualizar, por exemplo, se você está realmente lucrando com sua receita quando comparado com o valor de custo de cada venda.
Se o ticket médio for superior ao quanto você gastou para conquistar seu cliente, o saldo é positivo, se for inferior, significa que você está gastando mais do que está recebendo, o que indica que ou você precisa aperfeiçoar suas estratégias de conquistas do cliente ou que talvez seja hora de fazer mudança de preço do seu produto.
2. Entender os motivos de perda
A razão pela qual uma compra não se efetivou é uma das informações mais importantes que um gestor de vendas pode ter.
Compreender por que um lead não fechou uma compra pode indicar várias conclusões significativas. Alguns exemplos de conclusões são:
– Seu preço estava incompatível com o mercado;
– Suas condições de pagamento não estavam favoráveis para compra;
– Seu lead, na verdade, não era um lead, tendo sido qualificado com o perfil errado em etapas anteriores do processo de vendas.
Estas, entre outras coisas, podem ser interpretadas a partir dos dados fornecidos por uma boa ferramenta de gestão de vendas.
3. Melhorar a produtividade do time de vendas
Mensurar a produtividade e monitorar a eficiência do time de vendas é um trabalho que pode ser dispendioso e impreciso sem uma ferramenta de gestão adequada.
Com um CRM, todos os documentos, listas e agendas se concentram em um só lugar, com um sistema que permite o acompanhamento sempre atualizado desses dados. Ele proporciona informações sobre:
– Múltiplos funis de venda;
– Lembretes para tarefas prioritárias;
– Contatos de follow-up para propostas enviadas;
– Primeiras abordagens com novos contatos;
– Registro de reuniões, ligações e e-mails;
– Anotações, informações importantes e arquivos;
– Modelos de e-mails;
– Indicadores de performance de cada vendedor em tempo real.
Assim, fica mais fácil perceber, por exemplo, falhas que estão prejudicando a performance das suas vendas; quando um vendedor precisa de mais capacitação ou treinamento ou mesmo quando ele merece alguma recompensa ou reconhecimento pelos bons resultados alcançados.
Portanto, se você quer gerenciar melhor processos e pessoas, adote o quanto antes uma ferramenta de gestão de vendas, como o CRM, e projete um 2021 com maior segurança para melhores resultados em vendas!
Ficou com dúvida sobre o CRM? Fale com a Trato!