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Todo gestor de Marketing experiente sabe que hoje em dia o investimento em Marketing Digital é uma estratégia fundamental para o crescimento das empresas. Por ser uma área com mudanças frequentes, o setor de marketing precisa se reinventar o tempo inteiro.sendgrid.netTodo gestor de Marketing experiente sabe que hoje em dia o investimento em Marketing Digital é uma estratégia fundamental para o crescimento das empresas. Por ser uma área com mudanças frequentes, o setor de marketing precisa se reinventar o tempo inteiro.

Com a presença das novas tecnologias na rotina de trabalho, essas transformações se tornaram ainda mais intensas, exigindo rápidas adaptações, que nem sempre a empresa consegue acompanhar. Além disso, muitas vezes a própria equipe não está preparada para produzir conteúdo de forma estratégica e acaba tateando no escuro.

Nesses casos, é comum surgir aquela dúvida: será que não é hora de contratar uma agência especializada? Mas, antes de tomar qualquer decisão, é preciso analisar alguns pontos importantes para o sucesso do investimento e é isso que será tratado neste artigo.

O que você vai ler:

  • Por que as empresas precisam investir em Gestão de Marketing Digital?
  • O que você precisa saber antes de contratar uma agência?
  • Quanto uma empresa deve investir em Marketing Digital?
  • O que é importante avaliar após contratar o serviço?

Por que as empresas precisam investir em Gestão de Marketing Digital?

Você já ouviu falar que se seu negócio não está na internet, ele não existe? Essa pode parecer uma sentença definitiva demais, mas se você olhar do ponto de vista do cliente, ela faz todo sentido.

O ambiente digital exige não apenas que as marcas estejam presentes, mas que elas produzas conteúdo de forma estratégica. Por isso, mostramos abaixo três motivos principais pelos quais é importante que você convença a diretoria a investir em Gestão de Marketing Digital.

1. Imediatismo

A cultura e os hábitos de consumo estão em constante transformação e uma das características mais fortes da atualidade é o imediatismo. Hoje, seu cliente não tem mais tanto tempo para ir pessoalmente conhecer seus produtos ou serviços.

Ao se deparar com uma necessidade, ele vai imediatamente pesquisar a solução na internet. Sendo assim, é fundamental que sua marca esteja onde o cliente está. Afinal, o seu concorrente já está nesse ambiente produzindo conteúdo, reforçando sua marca e, certamente, aumentando suas vendas.

2. Segmentação

O Marketing Digital estratégico permite que você conheça sua persona e possa oferecer produtos e serviços voltados diretamente para o que elas precisam, amenizando suas dores. Ele também permite que você segmente melhor seu público e forme uma base de dados integrados de consumidores.

Conhecendo sua persona, solucionando seus problemas e respondendo suas dúvidas com atenção e cuidado, sua marca conquista espaço na vida e na mente do cliente e se torna referência. Assim, ele passa a não somente consumir, mas também a indicar a seus conhecidos. E não tem forma mais potente de conquistar novos clientes do que por indicação.

3. Análise de resultados

O Marketing Digital permite que você avalie constantemente como seus conteúdos e ações são recebidos pelo público. Isso facilita a identificação de mudanças necessárias na sua estratégia de tempos em tempos.

Uma das ferramentas mais eficientes nesse sentido é o Google Analytics, um sistema gratuito de monitoramento de tráfego que ajuda a mensurar e detalhar os resultados das estratégias executadas.

O que você precisa saber antes de contratar uma agência?

Antes sugerir à diretoria a contratação de uma agência especializada para fazer a Gestão de Marketing Digital da empresa, você deve observar alguns pontos. Em primeiro lugar, busque identificar o que a empresa precisa e faça um levantamento de agências que oferecem esses serviços.

É importante também que você busque indicações e boas referências, além de visitar a página das agências de Marketing selecionadas para conhecer seus portfólios. Procure sentir se o estilo combina com o da empresa. Como especialistas em relacionamento pela internet, essas agências terão um rol de cases de sucesso para apresentar.

Lembre-se que, para fazer uma boa contratação, você deverá pesquisar a reputação, competência da equipe e credibilidade da agência junto a seus clientes. Verifique se ela possui profissionais especialistas na área, focados em cada um dos serviços que você pretende contratar.

Por fim, identifique quais são os diferenciais. O que faz de dessa agência uma escolha melhor do que as outras? Ela realiza em sua própria página o que promete ao cliente? Possui alguma certificação especial, prêmios ou projetos reconhecidos? Também não esqueça de avaliar a experiência de mercado que a agência possui na área.

Após observar todas essas questões, é provável que você tenha encontrado a agência certa para cuidar da Gestão de Marketing Digital da empresa. Agende uma conversa e busque apresentar suas necessidades, além de conhecer de perto o que a agência pode oferecer.

Quanto uma empresa deve investir em Marketing Digital?

Em primeiro lugar, muitas vezes o seu desafio será convencer a diretoria de que o investimento no setor de marketing não deve ser visto como um gasto. Para isso, deverá apresentar argumentos consistentes, considerando os objetivos estratégicos da empresa.

Explique que o motivo principal para potencializar os esforços em marketing digital tem como foco aumentar a visibilidade da marca e, consequentemente, as vendas. Mas para além de gerar lucros, o marketing digital possibilita a construção de relacionamento com os clientes e isso é fundamental hoje em dia.

Uma vez definidos os objetivos, que poderão ser voltados tanto para o marketing institucional quanto para o marketing de performance, é hora de fazer o planejamento estratégico. Com ele, você terá em mãos alguns dados, como: qual foi seu ROI nas últimas ações de marketing, como está o mercado, quem é seu cliente e como ele se comporta.

Além disso, ficará mais simples identificar quem é seu concorrente e quais ações ele tem realizado, em que canais o seu público está e como você poderá chegar a ele com mais facilidade, qual o lucro da empresa, a percepção da marca e o quanto ela poderá investir em Marketing Digital.

No caso de uma empresa já consolidada no mercado, alguns especialistas indicam que seja feito um investimento de 6 a 12% do faturamento somente para o Marketing Digital. Já as empresas menos conhecidas e que buscam espaço e visibilidade, precisam começar investindo um pouco mais, entre 12% a 20% do faturamento.

Se a empresa investir em um canal e você observar que um está tendo retornos mais significativos que outros, talvez seja o momento de reestruturar seu planejamento e focar naqueles que dão mais retorno. O mesmo se aplica para outras ações e estratégias definidas no planejamento.

O que é importante avaliar após contratar o serviço?

A Gestão de Marketing Digital é um serviço que tem que ser encarado de forma estratégica para a empresa. Não se pode fazer por fazer. Por isso, é fundamental que você avalie pontos que serão importantes para o sucesso das campanhas e o alcance dos objetivos da marca nas redes.

1. Métricas

Para que a diretoria entenda que é fundamental investir no serviço de Gestão de Marketing Digital, é preciso que você apresente resultados minimamente compreensíveis a eles. Por isso, quanto menos abstrato, melhor. Solicite que a agência apresente métricas sólidas, como cliques e conversões e explique o que é realmente importante de ser analisado e que vai além de número de curtidas.

2. Ferramentas

Algumas ferramentas são estratégicas para o alcance dos objetivos do negócio na internet e aceleram a coleta de informações que serão necessárias para apresentar à diretoria. Dessa forma, fica mais fácil fazer a identificação dos resultados e observar o que precisa ser mudado na estratégia definida inicialmente e gerir os canais, o ROI, as conversões, entre outros dados importantes.

4. Estratégias

Se após contratar os serviços a empresa não conseguiu converter em vendas, por exemplo, ainda não é motivo para avaliar mal o investimento feito. Construir a marca na rede leva tempo e é preciso paciência. Outro motivo para resultados lentos é a necessidade de reavaliar as estratégias. Talvez seja a hora de rever o planejamento inicial e fazer algumas alterações.

Quer saber mais? Conheça os nossos serviços de Gestão de Marketing Digital. E, em caso de dúvidas, fale com um especialista!

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