Em tempos de pandemia cortar gastos é prioridade. Afinal, as empresas estão economizando para não falirem, e com isso há muita demissão, onde apenas ficam os empregados e serviços essenciais. É de extrema importância saber em qual parte poupar e, será que vale a pena parar de investir em marketing durante a crise?
Continuar com o marketing em tempos de pandemia faz com que você fique à frente dos concorrentes. Se aliado com as boas práticas do marketing digital, deixa sua empresa ainda mais na liderança no mercado que atua. E ainda que seu adversário também esteja investindo em marketing, o melhor vencerá. Por isso é importante ter uma propaganda de ótima qualidade. Conquistar clientes durante a crise e mantê-los depois que tudo passar é um diferencial que sua empresa alcança com um marketing bem feito.
Durante a pandemia da COVID-19 nosso time trará os melhores conteúdos para ajudar sua empresa a superar este momento!
Equipe Trato
O investimento em marketing precisa ser feito de forma correta para colher bons frutos. Do contrário é apenas jogar dinheiro fora. Portanto, tenha presença digital para que seus clientes em potenciais saibam que sua empresa existe e que tem ótimas opções para oferecer. É preciso ter coragem para atravessar esse momento tão difícil, e pensar que logo isso irá passar. Um corte de gasto mal feito, pode levar sua empresa à ruína.
A tática agora não é fazer marketing para vender, e sim para mostrar que sua empresa se importa com o problema que o mundo está passando. O grupo O Boticário, por exemplo, doou 216 toneladas de álcool em gel, líquido e sabonetes. O Magazine Luiza doou respiradores e monitores cardíacos para hospitais de Franca, Emílio Ribas e unidades do SUS na capital paulista. Quando a pandemia passar, de que marca a população irá se lembrar? Quem ajudou nos tempos difíceis, claro! Agora é o momento de as empresas mostrarem empatia e solidariedade.
Manter sua marca forte durante a crise é tão importante quanto lucrar. Nos tempos difíceis, os anúncios não devem ser só de promoções e valores, mas principalmente, deve haver algo relacionado com empatia, preocupação com pessoas mais vulneráveis e ajudar o mundo de alguma maneira. Anunciar é necessário se você quiser se manter forte após a pandemia, e investir em marketing é realmente importante.
Agora é o momento de apostar em vendas pela internet. Os serviços de entregas, como os Correios e transportadoras por exemplo, não suspenderam suas atividades, pois foram considerados serviços essenciais. Aproveitem esses serviços para alcançar um número maior de clientes. Existe uma ótima comodidade nos Correios onde você pode fazer um contrato da sua empresa, e suas postagens terão um valor menor para ser entregues, e a fatura chega todo mês para você pagar uma vez só.
As Redes Sociais são ótimas opções para vendas. Aproveite o grande volume de pessoas que entram todos os dias nesses aplicativos – e mais de uma vez por dia- para fazer seu anúncio na plataforma e despertar o interesse no seu cliente em potencial.
Mas cuidado ao escolhera melhor estratégia: anúncios em outdoors ou panfletos não darão muito certo nessa época, concorda? Como as pessoas estão em isolamento social, não terão muitas para verem outdoors nem para entregar panfletos em semáforos. Claro que tem quem ainda transite, mas a maioria está em casa. Para investir bem seu dinheiro, uma ótima opção é o marketing digital. Já são mais de 4 bilhões de pessoas conectadas à internet no mundo, e a chance de conseguir clientes que moram bem distantes de você é enorme. Pode ser a oportunidade da sua empresa crescer. A mudança dos hábitos, com o passar do tempo obriga sua empresa investir em marketing digital, dificilmente irá se manter no mercado por um longo tempo. Uma grande vantagem desse tipo de marketing é que sua empresa gera interesse no cliente sem ser invasivo. Apostar no marketing digital não é mais uma opção, e sim uma necessidade.
Ainda falando do Facebook, foi recentemente anunciado um novo recurso no aplicativo: Facebook Lojas, será permitido uma grande oferta de produtos tanto no Facebook quanto no Instagram. Como o comércio online está aumentando devido ao isolamento social, os comerciantes poderão montar suas lojas e vender seus produtos, algo semelhante ao Mercado Livre. Os consumidores terão acesso a catálogos de produtos, salvar itens que tem interesse e realizar pedidos no próprio site da empresa. Com essa “vitrine digital” é de extrema importância o investimento no marketing. Nada melhor do que uma boa imagem e um ótimo anúncio para despertar a curiosidade no seu cliente, não é mesmo? Esse recurso ainda não está disponível, mas nos próximos meses estará liberado para que todos possam usar.
Já foi citado a importância de garantir a presença online. Pois, as pesquisas são feitas na internet, e é ali que sua empresa deve aparecer com maior destaque. A maior ferramenta de busca é o Google, e é na primeira página que as empresas lutam para que sua marca apareça. Além de que investir em marketing digital é mais barato e o retorno é alto. E quando feita da forma correta, o sucesso é garantido.
Colocar sua empresa para aparecer na primeira página do Google é estratégia de SEO (Search Engine Optimization – otimização para mecanismos de busca). SEO é um conjunto de técnicas utilizadas para otimizar um site e ajudar a ocupar os primeiros lugares nas pesquisas de buscadores. Uma página otimizada alcança um bom ranking orgânico e gera tráfego para o site, hotsite, e-commerce, etc. Dessa forma, quando alguém for pesquisar algo relacionado com sua página em um site de busca, sua empresa aparecerá nas primeiras opções, e a chance do cliente visitar seu site é muito maior do que algum que está na terceira ou quarta página. Esse pode ser o melhor investimento em marketing que sua empresa pode fazer. O SEO pode deixar você à frente de todos os concorrentes. Afinal, quando o cliente pesquisar algo relacionado ao seu produto ou serviço oferecido, sua empresa aparecerá primeiro. E depois que o usuário tem interesse na sua propaganda, é importante ter propagandas que chamam a atenção dentro do site da sua empresa. O cliente precisa ver que sua empresa resolve o problema dele.
Valorizar mais o “ser” do que o “ter”
Após a pandemia, o mundo terá um novo padrão de consumo. Quando tudo passar, teremos um “novo normal”, teremos novos hábitos de compras e, com isso, novas estratégias de marketing digital serão fundamentais. Afinal, com o consumo será mais consciente, os gastos serão menores. É muito importante investir em marketing desde agora, para colher os frutos depois da crise: as pessoas estão valorizando mais o “ser” do que o “ter”. Podemos ter certeza que todos irão gastar melhor o dinheiro, por isso escolherão a dedo de qual marca irão comprar.
Uma forma de manter-se à frente durante e após a pandemia, é conhecer cada cliente em potencial. É importante saber o que influencia sua rede de relacionamento, quais os gostos das pessoas, o melhor momento para oferecer uma oferta, para poder agir antes dos inimigos.
Várias mudanças ocorrerão após cessar a Covid-19, e uma coisa que já é certa desde agora é que o marketing será muito mais digital do que antes. Até quem não gostava de usar a internet teve que se render durante esse período de isolamento social. Nesse momento, as ações de marketing têm que ser certeiras e sensíveis se quiser ter ótimos resultados. Investir em marketing, agora, depois e sempre é a melhor saída para continuar com seus melhores clientes e conquistar novos.
Várias opções de marketing estão disponíveis para você. Mas caso não saiba como usar, qual a forma mais apropriada para sua empresa ou qual a hora certa de fazer uma propaganda, contrate uma empresa de marketing. Esse investimento trará um excelente retorno para você.
O importante é ter em mente que as pessoas procuram qualidade e marcas que se preocupam com o próximo. Se você juntar esses dois requisitos e fazer um ótimo marketing, com certeza sua empresa passará a fase da Covid-19 com muito sucesso!