Relacionar-se com o consumidor é uma necessidade para a qual cada vez mais empresas têm se atentado. Contudo, não basta conseguir contatos e meios de se comunicar com cliente, é preciso ter estratégia, o que demanda organização e trabalho em torno dessa comunicação. Uma das formas de obter isso é através de um Customer Relationship Management (Gestão do Relacionamento com o Cliente), ou CRM.
O CRM é uma estratégia que tem como principal característica colocar o cliente no centro do processo de vendas, trabalhando e aprofundando o relacionamento com ele ao longo de todas as etapas do funil de vendas.
Para entender como isso é possível e qual a relevância do CRM para o seu negócio, continue a leitura nos tópicos seguintes:
O que é o CRM?
Em primeiro lugar, é preciso entender que o CRM é tanto um conceito quanto uma ferramenta:
Conceito, porque implica em mudanças significativas na cultura de vendas do seu negócio: é preciso assumir uma “cultura de CRM”, que prevê tomadas de atitude conscientes e assertivas dentro do relacionamento com o consumidor, seja com ações de prospecção, geração de conteúdo ou com educação de mercado. A ideia é não ficar aguardando pelo cliente para se relacionar com ele, mas ser um interlocutor ativo nessa relação.
E, ferramenta, porque o CRM também é um software, uma plataforma para gerenciar esse relacionamento, que automatiza e organiza todas as ações. Assim, você otimiza sua estratégia de interação, permitindo um controle melhor da geração de resultados.
Vale dizer que as duas concepções precisam estar alinhadas para que a estratégia opere bem, afinal, sem uma mentalidade bem desenvolvida voltada para o cliente, o uso do CRM, como uma ferramenta, perde potencial. E, no contrário, uma boa visão de CRM, sem uma boa estrutura para organizar e gerenciar suas ações, também levará a problemas e perda de oportunidades.
Por que o CRM é importante para o seu negócio?
Com o que foi dito até aqui, já é possível entender como o CRM pode ser estratégico na hora de investir em relacionamento com o consumidor e, desta forma, aumentar suas chances reais de formar um público envolvido com sua marca. Mas, além disso, o CRM também traz outras vantagens que fazem você crescer e se destacar no mercado:
Mais organização e histórico
Se seus vendedores lidam com um fluxo ou uma carteira muito grande e diversificada de clientes, ter controle do registro desses contatos, lembrar de prazos e acordos feitos durante uma negociação, entre outras coisas, passam a ser um verdadeiro desafio se eles não contarem com um CRM.
Neste cenário, esquecimentos, perda de dados e informações relevantes podem ser problemas frequentes, afetando diretamente a experiência do cliente com sua marca e o seu próprio fluxo comercial.
Contudo, se sua empresa operar com um CRM, é possível criar registros sobre todas as atividades de forma personalizada, fazer listas de tarefas e até mesmo o registro de informações coletadas durante ligações, que podem ser feitas pela própria plataforma. Assim, você tem mais controle ao gerenciar o contato com cada lead e aumenta as oportunidades de negócio.
Informações centralizadas
Já imaginou se cada vendedor registrasse as informações dos clientes seguindo um padrão diferente? Quão confuso e complicado seria ter uma visão clara das ações de relacionamento se tudo estivesse em planilhas e documentos diferentes?
Utilizando um bom CRM, tanto vendedores quanto gestores de vendas não precisam mais passar por isso. Todo o leque de informações, como os dados do cliente, anotações de reuniões, trocas de e-mails, acordos de negociações etc. passam a ter controle, organização e acesso facilitados dentro do sistema do CRM.
A vantagem é ainda maior, pois o armazenamento feito em nuvem exclui a necessidade de instalação de um programa e permite o acesso aos mesmos dados em qualquer lugar, inclusive por meio da versão móvel do CRM, por aplicativo de celular.
Conhecimento e fidelização
Gerenciar relacionamentos e fidelizar clientes só é possível se você conhecê-los muito bem. Mas, no dia a dia de um negócio, com o fluxo de pessoas, pode ficar difícil se se lembrar tão bem de cada uma delas. A não ser que o vendedor tenha a chance de registrar todas as informações que considerar relevantes com o suporte do CRM.
Na hora H do atendimento, usar o CRM permite ao vendedor anotar informações que vão ajudar a compreender melhor o perfil do seu público, como:
Com esses dados em mãos, salvos e organizados pelo CRM, é possível aperfeiçoar o Perfil de Cliente Ideal (ICP) da empresa, além de elaborar propostas e pensar estratégias mais assertivas para suas negociações.
O resultado do bom aproveitamento desse banco de dados, consequentemente, é o aumento da taxa de fidelização de clientes, o que é um ótimo negócio. Afinal, já está comprovado que fidelizar clientes custa menos e é mais rentável do que conquistar novos continuamente.
Com tudo isso de vantagens, fica claro porque o CRM é mais que um software de automatização de ações. Ele é uma mudança profunda no processo de desenvolvimento de vendas que exige dedicação, estratégia e continuidade, e que gera, de volta, maior controle, organização e resultados reais para o seu negócio.