Ao mesmo tempo que parece teoricamente impossível dissociar, muitas empresas, na prática, têm dificuldade de integrar as ações do time de Marketing e de Vendas.
Pensando nesse problema, nós gostaríamos de ajudar com uma solução. Por isso, preparamos este conteúdo com 5 técnicas que vão aproximar mais o setor de Marketing e de Vendas do seu negócio, fazendo com que os trabalhos se otimizem e sua empresa cresça ainda mais.
Cada vez se torna mais necessário o estreitamento da relação entre Marketing e Vendas, afinal, é por meio do relacionamento com o cliente, proporcionado pelas estratégias de marketing, que as decisões de compra são tomadas.
Pesquisas apontam que, em negócios do tipo Business To Business (B2B), 57% dessas decisões já são definidas antes de o interessado entrar em contato com o vendedor.
Desta forma, é muito importante que os dois setores tenham as estratégias alinhadas para agir de modo mais assertivo e gerar o resultado necessário. Para isso, algumas técnicas possíveis são:
O Vendarketing (adaptação do termo em inglês Smarketing, que é a junção das palavras Sale+Marketing) nada mais é do que o que de fato parece: a união entre Marketing e Vendas, só que na prática.
A grande sacada desta proposta está na comunicação: viabilizar e estimular o compartilhamento de objetivos, estratégias, dúvidas, necessidades e soluções entre as duas equipes. Esse trabalho pode ser realizado por meio de:
– Encontros frequentes entre as equipes para otimização de processos;
– O compartilhamento do mesmo ambiente físico;
– Alinhamento da linguagem, evitando erros de interpretação e ruídos;
– Compartilhamento de feedbacks para a apontar acertos e necessidades de melhorias;
– Mudar o olhar competitivo e incentivar o espírito colaborativo no trabalho.
Desta forma, as duas equipes passam a conhecer e se relacionar com a realidade uma da outra, buscando sempre se alinhar ao objetivo do negócio para, juntas, gerarem resultados positivos.
Tanto o Funil de Vendas quanto o Flywheel são metodologias para o acompanhamento da trajetória do consumidor em diferentes estágios até a conversão final dele em cliente, por meio da compra, efetivamente.
Com o Funil de Vendas bem estruturado, é possível entender quais são os pontos de dificuldade, ou gargalos, no processo de evolução da venda, bem como perceber as oportunidades que poderiam ser melhor aproveitadas.
Com o Flywheel, as estratégias são focadas na satisfação das necessidades do consumidor, fazendo com que ele mesmo impulsione a empresa, tornando-se um promotor ou defensor da marca, o que vai influenciar diretamente na atração de novos consumidores.
Apostando no Funil de Vendas ou no Flywheel, o Marketing passa a colaborar efetivamente com o resultado em vendas, já que eles permitem acompanhar o lead e nutri-los com os conteúdos necessários para desenvolver o interesse de compra.
Se o Vendarketing já estiver funcionando, esta técnica pode ser naturalmente implementada e o alinhamento entre os times fica ainda mais afinado:
O Marketing passa a conhecer melhor as qualidades necessárias que o lead precisa ter para ser repassado ao time de Vendas e o time de Vendas pode trabalhar melhor as projeções, informando ao Marketing quantos leads qualificados ele deve criar todos os meses para atingir as metas.
Um planejamento integrado desse jeito também torna as estratégias de marketing mais assertivas e personalizadas, ao mesmo tempo em que direciona melhor os vendedores na abordagem e acompanhamento de leads.
Não adianta o Marketing trabalhar focando apenas em informar, instruir e entreter o consumidor se o objetivo das Vendas segue focado em aumentar o faturamento da empresa. É necessário que ambos os times dividam o mesmo objetivo para atingir suas metas.
Se a empresa precisa aumentar o rendimento, o time de Vendas precisa de uma quantidade determinada de prospects para trabalhar e, para isso, o time de Marketing poderia aperfeiçoar as estratégias de Inbound para bater essa meta, por exemplo.
Essa é a lógica do Service Level Agreement (SLA), uma técnica que ajuda a alinhar objetivos entre dois setores. Na prática, ela se baseia na principal necessidade da empresa e propõe, de forma prática, como cada uma das partes envolvidas precisa trabalhar para suprir essa necessidade.
Se você está convencido da necessidade do Vendarketing e de uma cultura de compartilhamento, está na hora de pensar em como viabilizar a comunicação entre o time de Marketing e Vendas.
É necessário que essa comunicação seja fluida e desburocratizada, utilizando-se de canais práticos que sejam fáceis de usar no dia a dia. Muita coisa pode ser útil, do on-line ao off-line: e-mails, chats, ramais, conversas presenciais, reuniões regulares e até mesmo eventos de integração fora do ambiente de trabalho.
Pode parecer muito básico, ao ponto de soar estranho, mas essa comunicação cotidiana faz toda diferença no alinhamento de pontos de vista e fortalecimento das equipes enquanto parte de um mesmo negócio.
Esperamos que essas 5 técnicas para integrar Marketing e Vendas na sua empresa tenham sido úteis e possam ser postas em prática para aumentar a performance do seu negócio.