10 dicas para vender produtos e serviços durante a crise da COVID-19 • Trato | Marketing e Consultoria
10 dicas para vender produtos e serviços durante a crise da COVID-1910 dicas para vender produtos e serviços durante a crise da COVID-1910 dicas para vender produtos e serviços durante a crise da COVID-1910 dicas para vender produtos e serviços durante a crise da COVID-19
  • Home
  • Marketing Digital
  • Consultoria de Vendas
  • Blog de Marketing
  • A Trato
  • Contato
✕
Coronavírus: é hora de reagir, não de se entregar.
Coronavírus: é hora de reagir, não de se entregar.
21 de março de 2020
Crescimento do E-commerce frente ao comércio de lojas físicas.
23 de abril de 2020

10 dicas para vender produtos e serviços durante a crise da COVID-19

7 de abril de 2020

Há restrições de circulação e limitação de funcionamento para algumas classes de negócios, mas a possibilidade de continuar vendendo produtos e serviços ainda existe.

A pandemia do Coronavírus foi declarada pela Organização Mundial da Saúde e provocou sérios impactos econômicos ao redor do globo. Micro e pequenos negócios, sobretudo, foram os mais afetados e lutam para sobreviver nessa selva ainda mais feroz que o mercado e a conjuntura se tornaram, mas é na dificuldade que aparecem boas oportunidades, certo?  Pois então, é justo nessas horas que as grandes ideias vêm para manter as vendas de produtos e serviços, e a Trato te mostra algumas saídas de mestre para lidar com esse momento tão estranho e complicado, mas de um jeito eficaz, sem desespero.

Neste artigo você vai conferir as 10 dicas para vender produtos e serviços durante a crise da COVID-19 e aprender a gerir o seu negócio de uma maneira inusitada e arrojada. Vamos aprender?

1 – Formas alternativas de venda devem ser planejadas com sua equipe

Uma conversa franca e pontual com os seus funcionários, agora, é o melhor a se fazer para alinhar uma estratégia que sirva como opção para escoar a produção do seu negócio. É necessário atualizá-los constantemente sobre novas medidas, pois é muito instável o cenário em que estamos vivendo, e novas recomendações são repassadas diuturnamente pelos órgãos competentes.

Pode ser que o funcionamento do seu negócio precise se adaptar a novos horários, a novas normas de segurança e nova estratégia de atendimento. Sua equipe precisa adotar novas formas de trabalhar, mas só poderão fazê-lo caso tenham informações claras e consistentes de você, dono do negócio. 

Alie-se ao seu próprio time e abra o debate para que todos estejam a par de todos os estratos do novo plano. É hora de se inspirar para vestir a camisa da empresa.

2 – Comunique seus clientes

Envie mensagem aos seus clientes, comunicando a sua nova estratégia, como irá atendê-los durante este período. Tranquilize-os. É necessário inspirar confiança ou então o barco afunda com o seu negócio dentro. Todos estão incertos e confusos, pois muita coisa mudou, literalmente, da noite para o dia. Estávamos em alerta e, do nada, estamos em quarentena, em um piscar de olhos. Mas não podemos esmorecer. Mostre-se forte, como um porto seguro, e atraia atenção de um jeito positivo. Quando a tempestade passar, as pessoas se lembrarão de quem as apoiou durante a tormenta.

3 – Aproxime-se de seus clientes

É hora de rever o seu modelo de negócios, a sua forma de entregar produtos e serviços.

Ninguém gosta de mudanças tão abruptas, mas talvez seja o momento de considerar o reprojeto de sua empresa, para conversar de forma mais íntima com quem o mantém, seu bem maior: o cliente.

Multinacionais estão mudando a forma de comunicar, de vender, precisamos fazer o mesmo e seguir o caminho para o estreitamento de laços.

Listas de transmissão, e-mail marketing, promoções personalizadas. Converse com o freguês, pergunte, crie para ele um ambiente favorável. Há necessidade de todo o lado, o Corona distraiu todos e desaqueceu o mercado, mas é possível unir o útil ao agradável e resolver o problema.

4 – Entregue em domicílio

Você poderá utilizar serviços de motoboy para entrega dos seus produtos ou até mesmo mobilizar a sua equipe local para fazê-la – cada loja tem seu raio (área) de atuação. Verifique se é possível que a sua equipe faça a entrega do produto na casa do cliente. Montar um esquema eficiente é tarefa logística sua, crie meios para que isso se torne possível. 

5 – Divulgue no digital. As redes sociais são ótimas ferramentas para o momento

Todos estão na corrida da comunicação. Ofertas pipocando a torto, todo mundo querendo vender, todo mundo querendo aparecer. Qual é a melhor e mais barata forma de divulgar nesse momento de pandemia, principalmente porque as pessoas evitam sair de casa? Isso mesmo, as redes sociais.
Um momento que ninguém gostaria de estar passando, mas não é possível escolher, é hora de reagir com uma estratégia de venda sólida, e com uma boa equipe de Marketing Digital é possível mudar o panorama e amplificar a voz da sua empresa. Apareça do jeito certo, invista em bons resultados.

6 – Garanta a segurança e conquiste a confiança dos clientes


Divulgue os cuidados que você está tendo em seu negócio. Providencie o uso de detergentes especiais na limpeza, várias vezes ao dia, e mostre os funcionários atendendo com máscaras e equipamento apropriado. Disponibilize a possibilidade de horário marcado para atendimento exclusivo, evitando aglomeração e alto tempo de permanência em ambiente com trânsito de pessoas. É necessário redobrar os esforços para o bom desempenho na crise, seja ele um pequeno varejo de rua até um ambiente com estrutura de ponta.

Se você tem um serviço, faça a entrega do serviço, um a um, tomando o máximo cuidado com as recomendações de higiene e prevenção.

Bares e restaurantes, assim como casas de evento, foram embargados por conta da alta circulação de pessoas nos espaços comuns destes estabelecimentos, mas delivery, drive-thru e remarcação de datas de eventos são ótimas alternativas se desenhadas com a intenção correta. Repense sua forma de trabalhar, sempre.

7 – Flexibilize a atuação dos colaboradores

Se você é empresário da área de alimentos e tem um restaurante, por exemplo, verifique a possibilidade da sua equipe ser realocada para outras áreas da empresa, para dar seguimento ao funcionamento. A exemplo do garçom, converse com ele sobre o suporte com entregas em domicílio, pois com os salões fechados é uma maneira de seguir o trabalho e todos contribuírem para que o estabelecimento continue funcionando.

O momento é de se adaptar, com uma conversa franca tudo pode ser resolvido.

8 – Crie uma força tarefa no digital

Já pensou de maneira estruturada sobre a forma como você comunica as pessoas sobre as atividades do seu negócio? Talvez seja a hora de investir em Marketing Digital.
Contrate uma agência, invista na qualidade da sua presença online e reforce seus pontos fortes, corroborando boas práticas de prevenção e pensando em alternativas aos entraves comerciais que a pandemia trouxe.
É hora de buscar especialistas na área. É hora de aparecer de maneira eficiente.

9 – Inove a partir das novas necessidades e hábitos de consumo

Além de rever seu portfólio de produtos e serviços, as novas necessidades dos clientes criam oportunidades de inovação para a sua empresa. Não se retraia, não fique na defensiva. É o momento de contra-atacar! Aproveite este momento para ser arrojado, tome a dianteira do mercado e posicione sua marca sob os holofotes. Fique sempre atento às necessidades do seu cliente.

Algumas mudanças de comportamento e consumo provavelmente persistirão além da crise e muitos setores ressurgirão para novas realidades de mercado. É cedo para dizer quais novos hábitos surgirão e quais hábitos já existentes permanecerão mais ativos a longo prazo, mas teremos aumento de consumo online de produtos e serviços alimentares, de vestuário, beleza e saúde, home office entre outros, sem dúvida.

Sabemos que existem diferentes velocidades de recuperação para cada país e setor econômico, isto exigirá uma estratégia local distinta e focada no perfil do seu público, mas você pode desvendar ou ao menos tentar enquanto a tempestade cai, para que não fique pesada a adaptação abrupta novamente, mas desta vez quando a maré baixar.

10 – Olhos no futuro: quando a crise passar, esteja pronto

As previsões sobre os impactos da pandemia nos negócios dizem que deve ser um período de recessão que girará em torno de 4 meses. Use este tempo de pausa/adaptação temporária para rever seu negócio e planejar o futuro dele, em vez de reduzir o número de funcionários, incentive-os a usar o tempo para atualizar informações sobre os clientes, perfil de compra, preferências, sistemas internos, aprimorar habilidades e criar novos produtos e serviços para estarem preparados para a eventual recuperação, pois o planejamento de recuperação precisa começar enquanto você ainda está reagindo à crise.
Considere este período como uma época “fechada para balanço”. Aproveite para corrigir deslizes administrativos, revisar o atendimento e quem sabe, até uma futura expansão, pois quando as pessoas começarem a circular, o capital começará a circular também, e você precisa estar preparado para receber a demanda, que talvez até aumente quando tudo se estabilizar.

Gostou? Compartilhe este conteúdo e ajude-nos a produzir mais.
21

Artigos Relacionados

30 de maio de 2022

Metodologia BANT Sales: o que é e como aplicar no seu time de vendas?


Leia mais
22 de março de 2022

O PL 2630 pode prejudicar empresas de todos os tamanhos e reduzir sua capacidade de promover seus produtos e serviços on-line.


Leia mais
27 de maio de 2021

Quer ver sua empresa crescer?


Leia mais

Blog da Trato

Assine para receber conteúdos de graça!

Nosso objetivo é levar conteúdo, na prática, sobre Marketing Digital e Vendas. Iremos abordar, de maneira objetiva e clara, técnicas e conceitos que aplicamos para nossos clientes, e que geram resultados na construção de suas marcas na internet.


BAIXE GRÁTIS

[E-book] Guia de Mídia Paga para Inbound Marketing

Baixe o Guia de Mídia Paga para Inbound Marketing e tenha o guia completo com passo a passo para impulsionar suas campanhas e chegar aos futuros Leads de forma mais rápida.

capa-e-book-midia-paga

Baixe Grátis

Leia Mais

  • 0
    Metodologia BANT Sales: o que é e como aplicar no seu time de vendas?
    30 de maio de 2022
  • 0
    O PL 2630 pode prejudicar empresas de todos os tamanhos e reduzir sua capacidade de promover seus produtos e serviços on-line.
    22 de março de 2022
  • 0
    Quer ver sua empresa crescer?
    27 de maio de 2021
  • 0
    Funil de vendas: o segredo para você qualificar melhor seus clientes.
    20 de maio de 2021
  • 0
    Spin Selling: Não perca mais vendas!
    2 de março de 2021
  • 0
    A importância do CRM para o seu negócio
    19 de fevereiro de 2021

Quer começar a gerar resultados hoje?

Oi, somos a Trato!

Uma Agência de Marketing Digital localizada em Belém, especializada em atender Micro e Pequenas Empresas. Trabalhamos com estratégias de marketing focadas na geração e análise de resultados. Acreditamos que cada empresa precisa ter estratégias específicas de acordo com suas necessidades.

Últimas do Blog da Trato

  • Metodologia BANT Sales: o que é e como aplicar no seu time de vendas? 30 de maio de 2022
  • O PL 2630 pode prejudicar empresas de todos os tamanhos e reduzir sua capacidade de promover seus produtos e serviços on-line. 22 de março de 2022

Páginas do Site

  • A Trato
  • Agência de Marketing Digital
  • Agência de Marketing e Vendas
  • Blog de Marketing da Trato
  • Consultoria Especializada de Vendas
  • Contato
  • Política de Cookies

© 2016 - 2022 | Trato Marketing e Comunicação.

Endereço Belém: Parque Office, Torre Sul, Av. Augusto Montenegro, 4300
Sala 602 S - Parque Verde, Belém - PA, 66635-110
Contatos: 91 98528-9080 | [email protected]